Professores fazem protesto contra reforma e avaliação educacional no México

  • Por Agencia EFE
  • 04/07/2015 18h46

Cidade do México, 4 jul (EFE).- Centenas de professores contrários à reforma educacional protestam neste sábado em várias cidades do México, enquanto outros milhares de docentes estão sendo avaliados pelo governo para ingressar no magistério ou serem promovidos pela Secretaria de Educação Pública (SEP) do país.

A maior mobilização ocorreu na capital mexicana, onde os professores seguiram até a residência oficial dos Pinheiros, onde exigem se reunir com o presidente Enrique Peña Nieto ou com algum representante do governo.

Em declarações à imprensa local, Víctor Rodríguez, integrante da 36ª Seção do Sindicato Nacional de Trabalhadores da Educação (SNTE), explicou que os professores rejeitam a “avaliação punitiva” e as reformas porque elas “violam os direitos trabalhistas e a garantia de uma verdadeira educação de qualidade para todos”.

Os protestos também estão sendo realizados em Guadalajara, capital do estado de Jalisco, e em Acapulco, em Guerrero.

Até segunda-feira, 46.783 professores serão avaliados nesse exame, que contém provas de conhecimentos, de habilidades como docente, de expressão escrita e um projeto de plano de aulas.

As provas estão sendo aplicadas em 30 estados do país. Além disso, estão disponíveis 6.487 cargos de promoção para postos com funções de direção, supervisão e assessoria técnica pedagógica em educação média e superior.

A SEP anunciou ontem a suspensão da avaliação para os cargos de educação média e superior nos estados de Oaxaca, Michoacán e parte de Chiapas por não existirem as condições necessárias para a aplicação dos exames.

A primeira prova, resultado da reforma educativa sancionada em 2013, foi aplicada nos dias 20, 21 e 22 de junho aos professores da educação básica de 30 estados, exceto Oaxaca e Michoacán, onde também foi suspensa após ameaças de boicote da SNTE. EFE

pem/lvl

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.