Secretário de Educação do Paraná pede demissão após protesto de professores

  • Por Agência Brasil
  • 06/05/2015 15h01
Professores da rede de ensino do Paraná participam de caminhada pelas ruas de Curitiba. O intuito do ato é protestar contra a violência policial. (Wilson Dias/Agência Brasil) Wilson Dias/Agência Brasil Veja imagens do protesto dos professores em Curitiba-PR

O secretário de Educação do Paraná, Fernando Xavier, pediu hoje (6) demissão do cargo. O pedido foi formalizado uma semana após a ação da Polícia Militar (PM) durante protesto dos professores da rede estadual de ensino em Curitiba, resultando em mais de 200 feridos.

A manifestação dos professores é contra projeto de lei que alterou o fundo previdenciário dos servidores públicos estaduais. Desde o dia 25 de abril, os professores estaduais estão em greve. A principal reivindicação da categoria é a revogação do projeto, aprovado n quarta-feira (29) e sancionado no dia seguinte pelo governador Beto Richa (PSDB).

Ontem (5), os professores realizaram assembleia e, por unanimidade, decidiram pela manutenção da greve. Eles também reinvindicam reajuste de 13,1% retroativo à data-base, realização de concurso público e melhores condições de trabalho.

Antes da assembleia, eles realizaram um ato de repúdio à repressão policial, reunindo, segundo os organizadores, 15 mil pessoas. A PM estimou em 10 mil o número de manifestantes.

De acordo com a assessoria de comunicação do governo, a professora Ana Seres Trento Comim substituirá Xavier no cargo. Formada em matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), ela ocupava o cargo de superintendente da Secretaria de Educação.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.