Sisu já registra mais de 2,3 milhões de inscritos

  • Por Agência Brasil
  • 21/01/2015 20h09
Folhapress ENEM SISU Sistema Único de Seleção Unificada - Universidades Federais

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) registrou, até as 18h, 2.320.624 de inscritos, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). No segundo dia de inscrição, a nota de corte mais alta da ampla concorrência foi o curso de direito da Universidade Federal Fluminense (UFF), 824,21 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O curso de medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) registra a segunda maior nota de corte, com 821,81 pontos. Foram consideradas as instituições que oferecem todas as vagas pelo Sisu. A última nota de corte será divulgada amanhã (22), a partir de 2h.

As inscrições para o Sisu terminam nesta quinta-feira e os candidatos têm até as 23h59 para participar da seleção para vagas do ensino superior público no site do sistema. Já com a segunda divulgação da nota de corte em mãos, os candidatos devem ficar atentos ao processo e, se desejarem, fazer as últimas mudanças na opção de curso.

Para aqueles que ainda não fizeram a inscrição, a recomendação é que não deixem para a última hora. Segundo o especialista em Enem e presidente de honra do Instituto Henfil, Mateus Prado, os estudantes que têm mais de uma opção de curso, devem ficar atentos e ajustar a escolha às notas de corte para garantir uma vaga.

“Esse aluno deve escolher o curso que tem viabilidade de passar e colocar em primeira opção. Nesses últimos dias, menos pessoas se inscrevem e mais pessoas trocam a opção de curso. As notas de corte mais baixas tendem a subir. As mais altas, de cursos mais concorridos, tendem a se manter”.

Na análise de Prado, as notas de corte estão altas tanto para a ampla concorrência quanto para os cotistas. Ele recomenda que aqueles que querem um curso específico e não têm nota para passar esperem a segunda edição do programa, que ocorre no segundo semestre. “As notas de corte desse processo seletivo não são definitivas, elas mudam no segundo semestre. Às vezes com a mesma nota, o estudante consegue passar no curso que quer”.

Nesta primeira edição de 2015, o Sisu oferece 205.514 vagas, em 5.631 cursos de 128 instituições públicas de educação superior. Para concorrer, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sem zerar a redação. No ano passado, cerca de 6,2 milhões de candidatos fizeram o Enem.

Segundo o MEC, as notas de corte devem servir para ajudar o candidato a monitorar a inscrição, mas não é garantia de que ele será selecionado.

A mestre em psicologia e diretora da Rhaiz Recursos Humanos, Rita Brum, recomenda que os candidatos pesquisem os cursos que pretendem escolher e, se possível, façam um teste de orientação vocacional. Segundo ela, o aluno deve “buscar o máximo de informações sobre as competências que são requeridas em cada curso, quais disciplinas vai cursar, e comparar com a análise que tem de si mesmo”.

Caso o estudante queira um curso muito concorrido, escolher outro de área correlata pode ser arriscado. “O recomendado é sempre estudar mais para conseguir nota para o curso que se quer porque essa escolha [de curso correlato] pode ser muito diferente e o estudante corre o risco de se frustrar. Ter sucesso na carreira é fazer o que se quer de acordo com interesse e características de personalidade”, disse.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.