Universidades de Irã e EUA assinam acordo de cooperação

  • Por Agencia EFE
  • 23/10/2014 08h59

Teerã, 23 out (EFE).- A Universidade de Ciências Médicas de Shiraz assinou nesta quinta-feira um acordo com o Instituto Médico de Nova York, em uma mostra incomum de cooperação entre instituições educativas de Irã e Estados Unidos, dois países inimigos e que não mantêm relações diplomáticas há 35 anos.

Os dois centros educativos assinaram um Memorando de Entendimento no qual acertam a necessidade de trocar informação científica e estabelecem a vontade de intercambiar visitas recíprocas de professores, cientistas e estudantes, informou a agência de notícias “Fars”.

O acordo insiste sobretudo na colaboração no campo da medicina genética.

A assinatura acontece em um momento no qual as relações entre Washington e Teerã vivem uma tímida aproximação após a chegada à presidência do moderado Hassan Rohani em agosto de 2014.

Apesar de ambos os países continuarem opositores, o titular de Relações Exteriores iraniano, Mohamad Javad Zarif, e o secretário de estado americano, John Kerry, se encontraram várias vezes no último ano de forma bilateral e multilateral dentro das negociações nucleares que têm como objeto fechar um pacto final antes do dia 24 de novembro.

Além disso, fontes diplomáticas asseguram também que os países colaboram coordenando suas atividades na luta contra os islamitas do Estado Islâmico (EI) no Iraque, fato que Teerã nega. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.