Cuba denuncia que EUA negaram vistos para 4 atletas para campeonato juvenil

  • Por Agencia EFE
  • 19/06/2014 15h15

Havana, 19 jun (EFE).- A Federação Cubana de Atletismo denunciou que o governo dos Estados Unidos negou o visto a quatro atletas de sua comitiva ao Campeonato Mundial juvenil que será realizado em julho, e mantém em “consulta” outras duas permissões, incluindo a de Alberto Juantorena, presidente do organismo.

Até ontem, quarta-feira, o Escritório de Interesses dos Estados Unidos em Havana (Sina) não havia concedido vistos para os atletas “embora todas as solicitações de tramitação estivessem de acordo com as normas estabelecidas”, indicou uma nota da Federação publicada hoje no Jit, site oficial do Instituto de Esportes da ilha.

Os quatro atletas sem visto de viagem para os Estados Unidos são os saltadores Andy Díaz e Liagmanis Povea, e os corredores Roger Valentín Iribarne e Zurian Hechevarría.

“Também fomos informados de que estão em consulta, sem certeza de resposta positiva, os casos de José Bordón González (Chefe Técnico) e Alberto Juantorena Danger (Presidente da Federação Cubana e membro do Conselho da IAAF)”, acrescentou o texto.

“Consideramos que essa posição viola as facilidades que devem ser garantidas pelos países comprometidos com eventos desse tipo e demandam os ideais do esporte mundial”, sustentou a Federação Cubana.

Segundo o organismo, já se informou da situação à Federação Internacional de Atletismo (IAAF), a seu colega americano e ao comitê organizador local do campeonato, previsto para acontecer de 22 a 27 de julho em Eugene, estado do Oregon.

Cuba insistiu, além disso, em que “só estará representada no certame se as visas são emitidas para a totalidade dos membros de sua delegação”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.