Depois de admitir alcoolismo, prefeito de Toronto se afasta para reabilitação

  • Por Agencia EFE
  • 04/05/2014 22h59

Toronto (Canadá), 1 mai (EFE).- O paradeiro do polêmico prefeito de Toronto, Rob Ford, é um mistério desde quando o político canadense deixou nesta quinta-feira a cidade para “buscar ajuda imediata” por causa do alcoolismo, e seu irmão e vereador, Doug Ford, se negar a dizer onde Rob se encontra.

Doug Ford disse hoje que o prefeito se internará “em uma das melhores instalações da América do Norte” para tratar do alcoolismo, mas se negou a identificar o centro.

Um meio de comunicação canadense disse que Rob Ford voou em um avião privado até Chicago, onde a família Ford tem negócios e possui imóveis.

Ford deixou Toronto no começo da manhã sem responder as perguntas da imprensa sobre duas novas gravações nas quais aparece consumindo crack, um derivado da cocaína, e embriagado.

Em uma dos áudios, Ford utiliza linguagem de baixo calão para se referir a uma vereadora de Toronto e faz outros comentários ofensivos contra outros políticos e grupos sociais.

Após a publicação do novo material, Ford emitiu um comunicado na noite da quarta-feira em que anunciou que deixaria temporariamente o cargo de prefeito e suspendia a campanha para a reeleição.

Ford disse no comunicado que buscará tratamento para o alcoolismo, mas não fez menção ao consumo de cocaína.

Nesta quinta-feira, pela primeira vez em quase um ano de escândalos, o primeiro-ministro canadense, o conservador Stephen Harper, emitiu um comunicado em que criticou Ford e assinalou que estava “satisfeito” de ele ter decidido se tratar.

No passado, Harper tinha apoiado Ford, um político conservador populista, e até agora tinha se negado a criticar o prefeito de Toronto.

Ford pertence a uma poderosa família conservadora de Toronto com profundos vínculos no Partido Conservador, de Harper.

Mas hoje vários ministros de Harper criticaram Ford após se tornar público o conteúdo da gravação de áudio em que Ford declara violentamente querer manter relações sexuais com uma vereadora de Toronto, Karen Stintz.

O ministro de Emprego, Jason Kenney, disse que Ford “precisa todo tipo de ajuda” enquanto a ministra de Transporte, Lisa Raitt, disse que a linguagem utilizada pelo prefeito de Toronto “é inaceitável”.

“Acho que é inadequado utilizar imagens de violência contra mulheres quando tem um problema ou um conflito com um colega”, acrescentou Raitt.

Já Stintz expressou seu ceticismo sobre a sinceridade da Ford ao afirmar que o prefeito de Toronto não entrou em contato com ela para se desculpar por suas palavras.

Ela também lembrou que não é a primeira vez que Ford declara que vai deixar de beber e destacou que em seu comunicado o prefeito de Toronto não se referiu ao uso de drogas.

A vereadora acrescentou que “os únicos que podem tirar Rob Ford da prefeitura são os cidadãos de Toronto. Tenho fé no povo desta cidade. Rob Ford não é Toronto”.

Stintz é uma das candidatas à prefeitura de Toronto nas eleições de outubro. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.