Dilma Roussef vai a São Paulo e passa por avaliação médica

  • Por Agencia EFE
  • 17/04/2014 20h44

São Paulo, 17 abr (EFE).- A presidente Dilma Rousseff, que em 2009 passou por uma cirurgia por conta de um câncer linfático, se submeteu nesta quinta-feira a uma avaliação médica de rotina cumprindo o quinto ano de acompanhamento clínico desde o início do seu tratamento contra a doença, segundo fontes oficiais.

A governante foi a São Paulo para uma consulta com seu médico, Roberto Kalil Filho, a quem entregou o resultado de exames realizados em 31 de março no Hospital das Forças Armadas de Brasília, segundo um comunicado da presidência.

A chefe de Estado “passou por novas avaliações de rotina cumprindo o quinto ano de tratamento contra o câncer”, de acordo com a nota do Palácio do Planalto.

Os exames ao qual foi submetida em todo esse período foram considerados como “normais” pelos especialistas que a atendem.

Kalil Filho foi o mesmo médico que operou Dilma, de 66 anos, em abril de 2009 para retirar um nódulo em um gânglio linfático de uma axila, cuja biópsia permitiu diagnosticar o linfoma.

A então ministra da presidência e favorita de Luiz Inácio Lula da Silva para sucedê-lo na chefia do Estado, passou por um bem-sucedido tratamento preventivo de quimioterapia seguido por radioterapia que garantiu a eliminação definitiva do câncer.

A governante se submete a exames periódicos desde então para controlar uma possível reaparição da doença.

A nova avaliação aconteceu a seis meses das eleições presidenciais do Brasil, nas quais Dilma deve tentar a reeleição, algo que a governante ainda não confirmou, mas que seus correligionários dão como um fato. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.