Direção da Frente Nacional convoca para dia 20 reunião com Jean-Marie Le Pen

  • Por Agencia EFE
  • 04/08/2015 12h38

Paris, 4 ago (EFE).- O cofundador do partido francês de extrema-direita Frente Nacional (FN), Jean-Marie Le Pen, foi convocado para prestar declarações no dia 20 perante o gabinete executivo dessa formação, em pleno conflito pela intenção de retirá-lo da presidência de honra.

Em 29 de julho, 94,08% dos militantes se pronunciaram a favor de retirar Le Pen desse cargo, mas essa votação foi cancelada pela Justiça francesa porque a consulta não respeitou os estatutos vigentes, que apontam que a mesma deveria ter sido feita em um congresso.

A FN considerou, apesar de tudo, que o patriarca do clã Le Pen, que foi sucedido em 2011 por sua filha à frente do partido, perdia com essa votação “incontestavelmente toda legitimidade política para seguir sendo presidente de honra”.

A reunião de 20 de agosto, segundo confirmaram à Agência EFE fontes da FN, será realizada para “refletir sobre o futuro” político de Jean-Marie Le Pen, de 87 anos.

A guerra aberta no seio da FN começou depois que Le Pen voltou a considerar como um “detalhe” da História da Segunda Guerra Mundial as câmaras de gás nazistas, declarações pelas quais vai ser julgado.

Desde o início do litígio, o patriarca assegura que os comandantes do partido iniciaram “uma caça de bruxas” similar a uma “onda de depuração” contra ele e contra seus próximos.

Neste período, Jean-Marie Le Pen ganhou as três reuniões judiciais nas quais enfrentou seu próprio partido, a primeira quando, depois que ter sua militância retirada em maio, a recuperou em 2 de julho após ter levado essa suspensão perante o Tribunal de Grande Instância de Nanterre.

Esse mesmo Tribunal suspendeu seis dias depois a consulta postal na qual os militantes foram convocados a votar nos novos estatutos e a validar a retirada do título de honra, e em 28 de julho o Tribunal de Apelação de Versalhes confirmou essa sentença. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.