Aeroporto Santos Dumont vive dias de caos após atrasos e cancelamento de voos

  • Por Agencia EFE
  • 15/04/2014 20h24

Fernanda Russo Filomeno.

Rio de Janeiro, 15 abr (EFE).- O aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, viveu mais um dia de caos nesta terça-feira por conta dos cancelamentos e atrasos de voos justificados pelo mau tempo na cidade, com filas enormes e reclamações maiores ainda entre os passageiros da empresa aérea Gol.

Um grupo de 59 venezuelanos que passava férias no Rio deveria ter embarcado no voo das 8h30, mas até as 17h não havia nenhuma previsão para o embarque.

“Somos 59 pessoas e estamos aqui desde às 5h30. Ninguém fala espanhol ou inglês e é capaz de dar alguma informação. Perdemos o voo para São Paulo, onde faríamos uma conexão para Caracas e depois para Maracaibo. Ou seja, perdemos três voos. A companhia quer nos realocar em um voo no dia 23 ou 24 de abril ou senão somente em 7 de maio”, se queixou o comerciante Osvaldo Damaho.

“Nós temos trabalho, temos crianças esperando por nós na Venezuela”, acrescentou o comerciante à Agência Efe.

Outra pessoa pertencente ao grupo, a estudante Joanne Graterol, comentou que estava se sentido como uma bola de ping-pong, indo de um lado para o outro. “Não sabemos a quem recorrer, não tem um responsável da Gol para dar informação”, declarou Joanne.

O saguão do aeroporto estava abarrotado e muitos passageiros demonstravam indignação e revolta com a falta de informação.

“Eu e a minha irmã chegamos ao aeroporto ontem às 17h30 e não conseguimos embarcar por conta do mau tempo. Além do atendimento péssimo, minha filha de seis anos teve que deitar no chão porque só deixamos o aeroporto às 3h, quando depois de muita luta nos encaminharam para um hotel em Niterói”, relatou a funcionária pública Surama Fonseca.

“A gente ia para São Luis, via Brasília. A gente só conseguiu acomodação por conta da minha sobrinha, porque teve gente que dormiu no aeroporto e ainda assim não conseguiu embarcar”, completou, irmã de Surama, Cláudia Teixeira.

“O Rio de Janeiro é um ponto de referência no Brasil, a Copa do Mundo está chegando, como é que vai ficar? É a minha primeira vez no Rio e estou muito decepcionada”, completou Surama.

Já a bióloga Kelvia Rosa e a auditora fiscal Silene Lima vivem situações parecidas. Ambas deveriam ter embarcado no voo das 7h30, com destino a Brasília, onde fariam conexão para Palmas. Quando chegaram ao aeroporto, foram informadas que o mau tempo causaria atrasos. Apenas por volta do meio-dia as passageiras foram chamadas para o embarque, porém o voo saiu e elas ficaram.

“Chegamos à sala de embarque e não nos deixaram entrar no avião, somente os passageiros que tinham Brasília como destino final. Os funcionários falaram que a gente ia embarcar. Chamamos a Polícia Federal para resolver a situação, eles garantiram nosso embarque, mas nada fizeram. Inclusive prenderam uma mulher que estava um pouco mais exaltada por conta de seus direitos. Além disso, uma funcionária da Gol nos ameaçou”, contou Kelvia à Agência Efe.

As passageiras, que estavam fazendo uma reclamação perante a Anac, mostraram grande insatisfação e preocupação, já que as bagagens supostamente estavam no voo para Brasília e ninguém sabia o paradeiro real das mesmas.

“Depois de todo esse problema, um funcionário da Gol disse que iria nos realocar em voos diretos, mas não existe voo direto para Palmas. Além disso, nossa bagagem sumiu. Ninguém sabe onde elas estão. Nos deram algo pra comer por volta das 16h, depois de muita insistência. Já fomos ao juizado, estamos aqui na Anac, mas não sabemos o que vai acontecer”, comentou Silene.

Em um momento, os ânimos se exaltaram e foram ouvidos gritos e muita discussão entre os passageiros no saguão. O grupo de venezuelanos se amontoou em busca de informações e acabou invadindo o local do check in prioritário, o que gerou revolta nos passageiros que estavam na fila.

Segundo a Efe constatou no local, um brasileiro chegou a empurrar uma venezuelana e um homem que estava na fila, portando uma carteira da Polícia Federal, teve que intervir para conter os ânimos.

De acordo com a assessoria da Infraero, a administradora não pode fazer nada a não ser orientar os passageiros e informar sobre as condições de funcionamento do aeroporto.

A última atualização do site da Infraero, às 19h, mostra que dentre os 121 voos previstos para esta terça-feira, 49 sofreram atrasos e 45 foram cancelados.

Já uma funcionária da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que preferiu não se identificar, disse aos passageiros que recorreram ao escritório da agência no aeroporto que será feita uma auditoria sobre a situação e a Gol será multada pelos atrasos.

A assessoria de imprensa da Gol foi procurada pela Agência Efe no aeroporto Santos Dumont, mas, após uma espera de quase uma hora, ninguém apareceu para comentar a situação. EFE

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