Agência Efe comemora 75º aniversário com exposição de fotos no Paraguai

  • Por Agencia EFE
  • 20/11/2014 23h20

Assunção, 20 nov (EFE).- A Agência Efe inaugurou nesta quinta-feira sua primeira exposição no Paraguai, uma mostra que consiste em 75 fotografias históricas e atuais por ocasião do 75º aniversário da maior fonte de notícias em espanhol do mundo.

O presidente da Efe, José Antonio Vera, reconheceu na cerimônia de inauguração o trabalho que os jornalistas da agência realizam “de forma anônima” e frequentemente “nos lugares mais complicados”, como cenários de recentes conflitos tais como a Ucrânia e Gaza.

Por sua vez, o embaixador espanhol em Assunção, Diego Bermejo, pediu para os presentes na cerimônia pensarem, ao ver as fotos históricas da agência, no lugar onde se encontravam nesse instante e no momento de sua vida.

Ao mesmo tempo, Bermejo felicitou à agência por seu aniversário e destacou o valor de seu acervo de 17 milhões de imagens, dentre as quais foram selecionadas as 75 fotos que compõem a mostra, que será exibida no Centro Cultural da Espanha Juan de Salazar até o dia 28 de fevereiro.

É um acervo que a Efe reuniu desde sua fundação em 1939 na cidade espanhola de Burgos e que cresceu com as mais de 1.500 fotografias diárias feitas por seus repórteres gráficos.

Entre os presentes na inauguração estiveram os embaixadores da União Europeia, Alessandro Palermo; do Uruguai, Federico Perazza; e da Itália, Antonella Cavallari.

Também prestigiaram o evento Atilio Fernández, o primeiro correspondente da Efe no Paraguai, onde se instalou em 1967, a cantora paraguaia Lenys Paredes, e Martín Almada, que descobriu os chamados “Arquivos do Terror”, compostos de documentos internos da ditadura de Alfredo Stroessner (1954-1989).

Também participaram da inauguração empresários espanhóis e paraguaios, diretores de meios de comunicação e outras personalidades da cultura e das artes do Paraguai.

A exposição contém 30 fotografias de eventos, personalidades e expressões culturais, entre outros temas, em particular da região ibero-americana, 20 do Paraguai e 25 de infraestruturas, que refletem o progresso da região.

A exposição no Centro Cultural Salazar se complementa com uma mostra de menor tamanho no Shopping del Sol, o maior centro comercial de Assunção, aberta até 30 de novembro.

Criada em 3 de janeiro de 1939, a Efe é a quarta maior agência de notícias do mundo e a primeira em espanhol.

Seus três mil profissionais de 60 nacionalidades estão presentes em 120 países e produzem anualmente três milhões de notícias em texto, vídeo, fotografia, áudio e multimídia.

A agência conta com mesas de edição em Madri e Bogotá, assim como um serviço em árabe no Cairo, em português no Rio de Janeiro e em inglês em Miami.

Para celebrar seus três quartos de século, a Efe realizou neste ano exposições fotográficas em várias cidades da Espanha e da América Latina. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.