Ajuda em despesas familiares aumenta endividamento entre os idosos

  • Por Jovem Pan
  • 01/09/2015 11h03
Marcelo Camargo/Agência Brasil/Arqu Arquivo/Marcelo Camargo/Agência Brasil Idosos

Ajuda nas despesas familiares e inflação galopante aumentam o endividamento entre os idosos no País. O Brasil já tem 7 milhões de inadimplentes com mais de 61 anos, quase um terço da população desta faixa etária, segundo a Serasa Experian.

Só no período de maio a junho deste ano, 210 mil consumidores ficaram com o nome sujo na praça.

O gerente da Serasa Experian, Fernando Rosolem, descreveu o principal fator para o endividamento dos idosos em meio à crise. “É o fato dos idosos estarem contribuindo de uma maneira cada vez mais crescente com as despesas familiares. Trata-se de um público que tem acesso ao crédito muito mais barato. Esta parcela da população que tinha contas mais bem estruturadas, acabam usando deste recurso para poder contribuir com as despesas familiares”.

Fernando Rosolem ressaltou que muitos consumidores recorrem ao crédito consignado, mas não conseguem se manter em dia com o pagamento. O educador financeiro, Reinaldo Domingos, lembrou a Victor LaRegina que os idosos que emprestam dinheiro aos parentes ficam vulneráveis.

“Nesse caso ele acaba tendo uma vulnerabilidade total porque se ele não for ressarcido mensalemnte pelo parente que usou o dinheiro e o débito ficou para o aposentado, o aposentado não tem o que fazer”, explicou.

Os especialistas aconselham os idosos a, se possível, não dependerem apenas do INSS e manterem a contribuição para garantir a aposentadoria. Também é importante calcular as despesas, incluindo gastos com remédios, e fazer um caixa para eventos inesperados.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.