Alemanha aumentará previsão de crescimento de 1,3% para 1,5%, diz jornal

  • Por Agencia EFE
  • 27/01/2015 15h10

Berlim, 27 jan (EFE).- O governo da Alemanha elevou a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do país de 1,3% para 1,5%, confiando em uma alta do consumo interno, derivada do aumento do número de empregos e dos salários.

A informação foi divulgada nesta terça-feira pelo jornal “Die Welt”, que teve acesso ao relatório que deve ser apresentado amanhã em Berlim pelo ministro da Economia e Energia, Sigmar Gabriel.

A nova previsão, que substitui a de outubro – que rebaixou a estimativa de crescimento para este ano de 2% para 1,3% -, inclui em seus cálculos a forte queda dos preços do petróleo e o aumento do consumo interno.

As despesas dentro da Alemanha serão de caráter privado e estarão tuteladas, segundo este documento, pelo aumento dos salários – 3,2% em média – e a evolução positiva do mercado de trabalho: o índice de população com emprego baterá outro recorde, o nono consecutivo, ao englobar 42,8 milhões de trabalhadores.

O governo alemão, por sua vez, estima que, graças ao aumento das receitas via impostos e à manutenção das taxas de juros a níveis mínimos, terá uma margem de atuação para aumentar sua parcela de investimentos sem pôr em risco seu objetivo de manter o “déficit zero” nos próximos orçamentos.

Já a previsão de crescimento do PIB alemão para 2016 se manteve em 1,6%, ainda de acordo com o relatório. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.