Alemanha preocupada com protecionismo do Mercosul

  • Por Agencia EFE
  • 01/09/2014 17h04

Berlim, 1 set (EFE).- O secretário de Estado de Economia e Energia da Alemanha, Stefan Kapferer, expressou nesta segunda-feira a “grande preocupação” de seu país com as “tendências protecionistas” dos países do Mercosoul e pediu ao governo brasileiro que “exerça sua liderança” na região.

Em discurso feito no 32º Encontro Econômico Brasil-Alemanha, que está sendo realizado em Hamburgo, Kapferer fez um alerta para que o Brasil defenda a eliminação das barreiras ao comércio nos países do Mercosul.

“As barreiras comerciais impedem o crescimento e o emprego e prejudicam ambas as partes”, afirmou o secretário de Estado alemão diante de representantes das classes política e empresarial, segundo um comunicado emitido por seu departamento.

Kapferer, que deve ser reunir com o ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Mauro Borges, ratificou o desejo de Berlim de impulsionar as “estreitas” relações econômicas entre os dois países.

Segundo sua opinião, as empresas alemãs, graças a sua experiência, têm uma “oportunidade ótima” de aumentar sua presença no Brasil.

Kapferer destacou o potencial que ainda têm áreas como infraestrutura, logística, tecnologia e inovação.

O sectrtário lembrou que o Brasil é o principal destino dos investimentos alemães na América Latina.

O encontro entre Brasil e Alemanha, que neste ano tem o lema “Indústria para o futuro”, é um dos principais eventos nas relações bilaterais entre os dois países e reúnem nesta edição mais de 600 representantes do mundo empresarial e politico. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.