Apple opta por lançamento discreto e luxuoso para Apple Watch

  • Por Agencia EFE
  • 24/04/2015 21h14

Teresa Bouza.

San Francisco, 24 abr (EFE).- A Apple optou nesta sexta-feira por um lançamento discreto para o Apple Watch, que está à venda somente em poucas boutiques luxuosas de todo o mundo, mas não nas lojas da empresa, como é tradicional.

A estratégia de pôr o relógio à venda em seletas lojas de grife em Los Angeles, Londres, Tóquio e Paris, além de online, eliminou o frenesi e as longas filas em frente às lojas da Apple que caracterizam os lançamentos de novos produtos da empresa.

O contraste era evidente hoje na loja da Apple em Palo Alto, na cidade de San Francisco (Califórnia), um lugar emblemático por ter sido a residência de Steve Jobs, e a loja que o CEO da empresa, Tim Cook, visita com frequência.

Pouco antes da abertura, às 10h (11h em Brasília), somente meia dúzia de pessoas esperava que a loja abrisse e só um par de estudantes de marketing da cidade de San José disse estar esperando para experimentar o relógio.

“Estou interessada em comprar o relógio, mas também em ver a estratégia de marketing utilizada para o lançamento”, disse à Agência Efe, Vicki Lee, estudante da Universidade Estadual de San José.

Dentro da loja, um funcionário explicava que os interessados em experimentar o relógio podiam testar um dos 38 modelos disponíveis na loja e fazer o pedido depois através da internet.

A Apple iniciou a pré-venda em 10 de abril, e analistas citados pela rede de televisão “CNN” estimaram que a companhia vendeu mais de 950 mil relógios nos Estados Unidos nesse mesmo dia.

Daniel Ives, analista da firma FBR Capital Markets prevê que Apple venderá este ano 20 milhões de relógios.

Lucas Ray, um programador estabelecido em Palo Alto, foi um dos clientes que foi conhecer o relógio inteligente pouco depois da abertura da loja.

“Acho que comprarei o modelo esportivo, que é também o mais barato”, disse Ray, que está curioso para ver todos os aplicativos que os programadores desenvolverão para ele.

A Apple afirmou que já há mais de três mil aplicativos disponíveis para o Apple Watch e que esses programas de software estão especificamente desenhados para funcionar corretamente na pequena tela do Apple Watch.

O Apple Watch, um relógio quadrado de bordas arredondadas e tela touch, permite, quando usado junto com o iPhone, navegar pela internet, checar e-mails, ouvir música e fazer ligações, assim como supervisionar as calorias consumidas ou o ritmo cardíaco durante uma sessão de exercícios.

A Apple lançou vários modelos fabricados em plástico, aço inoxidável e ouro, com preços que variam entre US$ 349 e US$ 17 mil, o da edição de luxo em ouro 18 quilates.

Fabricantes de aparelhos móveis como Samsung, LG e Motorola apostaram já nos relógios inteligentes, um dispositivo que faz parte da categoria informática de vestir e que se transformou em um segmento muito acirrado.

Os investidores de capital de risco investiram US$ 280 milhões ano passado em tecnologia vestível com biossensores, muito acima dos US$ 50 milhões de 2011, segundo a companhia Rock Health.

A agência de pesquisa de mercado IDC prevê que sejam vendidos mais de 19 milhões de dispositivos vestíveis em 2014 e que haja 111,9 milhões de artefatos em quatro anos. EFE

tb/cd

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