Associação pede uma melhores relações comerciais entre Brasil e UE

  • Por Agencia EFE
  • 24/10/2014 10h38

Bruxelas, 24 out (EFE).- A associação empresarial EUBrasil anunciou hoje que em novembro apresentará à Comissão Europeia (CE, órgão executivo) um documento com propostas para melhorar as relações comerciais entre a União Europeia (UE) e o Brasil.

O relatório, que será apresentado à CE quando o presidente eleito Jean-Claude Junker assumir suas funções no próximo mês, é resultado de uma pesquisa realizada com as cem empresas brasileiras e europeias com maior volume de negócios entre os dois territórios, segundo um comunicado da EUBrasil.

“As novas administrações da União Europeia e Brasil representam uma excelente oportunidade para revisar e atualizar as ferramentas para a cooperação bilateral”, assegurou Sandra Rios, diretora do Centro de Estudos de Integração e Desenvolvimento (Cindes), instituto de pesquisa a cargo de elaborar o relatório apresentado pela EUBrasil.

“Há várias possibilidades para explorar, que implicam uma negociação de um acordo de livre-comércio, mas além deste mecanismo”, continuou Rios.

O relatório também será enviado aos próximos comissários europeus responsáveis de Comércio, Cecilia Malmström, e de Agricultura, Phil Hogan, assim como ao Parlamento Europeu, onde há uma nova Delegação para as Relações com o Brasil, lembrou a associação.

O presidente da EUBrasil, Luigi Gambardella, explicou que a associação espera “que este documento seja um guia para ajudar a CE na melhora das relações com o Brasil”.

Gambardella destacou entre as propostas recebidas, o pedido de “uma maior transparência e um compromisso efetivo que simplifique as leis da UE”.

A EuBrasil lembrou que, de acordo com os números do escritório estatístico comunitário Eurostat, os investimentos diretos da UE no Brasil cresceram de 70 bilhões de euros em 2004 para 250 bilhões em 2014, o que representa 45% dos investimentos estrangeiros no Brasil. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.