Atividade econômica dos EUA cresce a um ritmo de 4% no segundo trimestre

  • Por Agencia EFE
  • 30/07/2014 11h04

A atividade econômica dos Estados Unidos cresceu a um ritmo anual de 4% no segundo trimestre deste ano, após uma contração de 2,1% entre janeiro e março, informou nesta quarta-feira o Departamento de Comércio.

No primeiro de três cálculos do Produto Interno Bruto (PIB) trimestral, o governo afirmou que o gasto dos consumidores, que nos Estados Unidos equivale a mais de dois terços da atividade econômica, cresceu 2,5% entre abril e junho.

O aumento do PIB no segundo trimestre supera as expectativas da maioria dos analistas, que tinham calculado um ritmo de crescimento de 3,2%.

Os Estados Unidos tiveram um inverno particularmente frio e com muitas tempestades de neve, que paralisaram as atividades em boa parte do país.

O relatório de hoje demonstra um maior ímpeto nas despesas no setor da construção, maiores investimentos empresariais, um crescimento notável dos estoques e um aumento leve dos gastos governamentais.

O único setor que foi um empecilho na reativação do segundo trimestre foi o de comércio exterior, com um aumento de 11,7% nas importações, frente a um aumento de 9,5% nas exportações.

A inflação, medida pelo índice de preços em despesas de consumo, que o Federal Reserve usa como referência para sua política monetária, foi de 2,3% entre abril e junho, comparado com o 1,4% do primeiro trimestre.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.