Atual fraqueza da atividade torna mais provável processo de desinflação, diz Ilan

  • Por Estadão Conteúdo
  • 12/12/2016 14h39
Reprodução/Youtube Ilan Goldfajn - Youtube

O presidente do Banco Central (BC), Ilan Goldfajn, afirmou nesta segunda-feira (12) que a atual fraqueza da atividade econômica torna mais provável o processo de desinflação. Em seguida, ele disse que a inflação baixa e estável é condição necessária para a retomada da economia, pois preserva o poder de compra de indivíduos e das firmas. “Permite o alongamento do horizonte de planejamento”, disse.

De acordo com o presidente do BC, a política monetária tem sido efetiva nesse sentido. “A inflação estava em 10,57% ao fim de 2015 e agora as expectativas do boletim Focus apontam para 2016 com inflação em torno de 6,5%, que é o teto da meta”, afirmou. “Tão ou mais importante é a expectativa para frente, de 4,9% para 2017, e de 4,5% para 2018 em diante”, acrescentou.

Goldfajn disse que a inflação ocorrente tem surpreendido favoravelmente. “Há um movimento mais disseminado do que apenas a reversão dos preços dos alimentos”, afirmou. “Ainda há sinais de pausa na margem de alguns componentes do IPCA mais sensíveis à política monetária, o que tem a ver com a indexação da economia”, ponderou.

As declarações foram dadas em discurso feito durante almoço de fim de ano da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), evento que também conta com a presença do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.