Autoridade islâmica turca afirma que piratear arquivos na internet é pecado

  • Por Agencia EFE
  • 27/01/2015 11h49

Istambul, 27 jan (EFE).- Piratear programas, músicas ou outros arquivos da internet passou a ser considerado como pecado para a máxima autoridade islâmica da Turquia, a Diyanet, segundo uma fatwa publicada nesta terça-feira.

A Diyanet, instituição pública com status de ministério, respondeu assim à pergunta de um cidadão interessado em saber se “é admissível fazer downloads de programas, música ou livros na internet para uso próprio e sem pagar”.

A fatwa é uma espécie de um pronunciamento legal emitido por um líder religioso, usada normalmente para esclarecer pontos pouco claros na lei islâmica.

Em sua fatwa, que faz parte da seção do site na qual a autoridade islâmica turca responde aos questionamentos dos fiéis, a Diyanet destacou a importância do esforço próprio, e lembrou que até o profeta David vivia do próprio trabalho.

Além disso, o órgão considera inadmissível privar alguém do lucro de seu trabalho, algo também válido no âmbito da internet. Por isso, considerou como pecado o download ilegal de material na rede. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.