Banco Central da China injeta US$ 81 bilhões para combater desaceleração

  • Por Agencia EFE
  • 17/09/2014 05h16

Pequim, 17 set (EFE).- O Banco Popular da China (BPC) injetará um total de 500 bilhões de iuanes (US$ 81 bilhões) nos cinco principais bancos do país a fim de combater o arrefecimento da economia, informou nesta quarta-feira a imprensa local.

A medida foi divulgada pelo portal informativo Sina.com, citando vários analistas financeiros, mas por enquanto não foi confirmada nem desmentida pelo BPC.

A informação acrescenta que o banco central chinês iniciou ontem um programa especial para emprestar 100 bilhões de iuanes a três meses a cada uma das cinco entidades financeiras mais importantes do país.

Esta medida chega após uma série de indicadores que apontam que a locomotiva econômica chinesa está perdendo fôlego, ainda que, com um crescimento de 7,4% nos primeiros seis meses do ano, esteja mais pujante que as de Estados Unidos, União Europeia e Japão.

Os débeis dados de produção industrial de agosto divulgados esta semana, o arrefecimento do setor imobiliário e a queda do investimento exterior nos últimos dois meses contribuíram para gerar inquietação sobre a pujança do crescimento chinês.

A informação foi recebida favoravelmente nos mercados financeiros, e assim a Bolsa de Hong Kong subia pouco mais de 1% duas horas antes do fechamento, enquanto a de Xangai avançava 0,35% após ter perdido 1,82% na terça-feira. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.