Banco central do Japão mantém política econômica após avanço do PIB

  • Por Agencia EFE
  • 22/05/2015 04h45

Tóquio, 22 mai (EFE).- O Banco do Japão (BoJ, banco central) decidiu nesta sexta-feira pela manutenção, sem alterações, de sua política sobre a economia japonesa, que, segundo a entidade, continua sua “recuperação moderada”, após a divulgação dos dados do PIB, que cresceu no primeiro trimestre em seu maior ritmo em um ano.

Ao término de sua reunião mensal, a junta de política monetária do BoJ também aprovou continuar ampliando a base monetária em cerca de 80 trilhões de ienes (US$ 67,156 bilhões) por oito votos contra um.

A entidade ativou em abril de 2013 esse agressivo programa para conseguir encerrar um ciclo deflacionário de quase duas décadas de duração.

Em sua reunião anterior de política monetária, o BoJ anunciou que adiaria a meta de conseguir 2% de inflação, em estimativa anual, até depois de março de 2016, devido à pressão anti-inflacionária gerada pela recente queda dos preços do petróleo.

Até então, garantiu o BoJ, o programa de flexibilização continuará vigente.

O BoJ tinha dito inicialmente que seu objetivo era conseguir esse nível de aumento dos preços durante o exercício atual, que termina no dia 31 de março de 2016.

A entidade acredita que, apesar de a inflação atual ser de praticamente 0%, a tendência de alta experimentada nos últimos dois anos se mantém intacta e o aumento de preços acontecerá “no longo prazo”, segundo o documento aprovado hoje.

Quanto à situação da economia, o BoJ manteve sua avaliação, apesar dos dados do PIB divulgados na quarta-feira pelo governo, que refletem um crescimento de 0,6% intertrimestral (trimestre a trimestre), o que representa o segundo mês de expansão e o melhor índice desde janeiro-março de 2014.

Em linha com os índices citados, a entidade melhorou sua análise sobre o consumo privado, principal motor da economia japonesa e que, segundo o BoJ, se mostrou “resistente graças ao contexto de melhoria no mercado de trabalho e ao aumento das receitas”.

Em seu relatório anterior, o banco central assinalou que a recuperação do consumo doméstico tinha sido “lenta” em certas áreas.

O BoJ também destacou hoje a recuperação das exportações e do investimento empresarial em capital fixo, “graças à melhora dos lucros empresariais”.

O PIB japonês cresceu no primeiro trimestre do ano a um ritmo anual de 2,4%, muito acima dos Estados Unidos e da zona do euro, impulsionado, sobretudo, pelo aumento das exportações e dos investimentos no setor imobiliário. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.