Banco Mundial reduz suas perspectivas de crescimento para a China

  • Por Agencia EFE
  • 29/10/2014 03h18

Pequim, 29 out (EFE).- O Banco Mundial anunciou nesta quarta-feira a redução de suas perspectivas para o crescimento econômico da China, que ficará em 7,4% neste ano e 7,2% em 2015.

Já o crescimento previsto pelo BM para 2016 é ainda menor, de 7,1%, informou a entidade multilateral na apresentação da revisão de suas previsões para a China.

Anteriormente, o BM previu que China cresceria 7,6% este ano e 7,5% em 2015.

Por sua vez, o governo de Pequim prevê um crescimento econômico ao redor de 7,5% em 2015.

Os novos cálculos do Banco Mundial se baseiam no aumento dos esforços do governo chinês por reorientar sua economia para um ritmo de crescimento mais sustentável e equilibrado.

“Os esforços das políticas para controlar o crescimento do crédito, reduzir o excesso de capacidade, absorver os custos da poluição e tornar mais rígidos os limites orçamentários das autoridades locais se intensificaram em 2014”, comentou Karlis Smits, economista do BM e principal autora da revisão, apresentada hoje em entrevista coletiva.

Smits acrescentou que tais políticas do governo chinês “são bem recebidas e ajudarão a direcionar o crescimento para um caminho mais sustentável”.

O documento afirma que algumas medidas concretas de apoio à economia, junto com a recuperação da demanda externa, ajudaram a limitar a queda do crescimento chinês, mas destaca que a fragilidade do mercado imobiliário continua sendo um empecilho.

Chorching Goh, economista-chefe do BM para a China, acrescentou que “a chave no curto prazo estará no fortalecimento da disciplina financeira”, enquanto no médio prazo será necessário que o governo mantenha as reformas, o que o Executivo de Pequim garante que vai fazer.

Para o Banco Mundial, um elemento especialmente importante será que Pequim consiga transferir recursos de setores com excesso de capacidade e permita o desaparecimento de empresas ineficientes, inclusive estatais.

No entanto, adverte que para isso será necessário um cuidadoso equilíbrio para evitar um aumento do desemprego. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.