BC prevê contração de 0,5% na economia e inflação de 7,9%

  • Por Agencia EFE
  • 26/03/2015 10h52

Rio de Janeiro, 26 mar (EFE).- A economia brasileira registrará uma contração de 0,5% este ano e inflação de 7,9%, bastante acima do teto da meta estabelecida pelo governo, de 6,5%, segundo cálculos divulgados nesta quinta-feira pelo Banco Central.

Os cálculos fazem parte do relatório trimestral de inflação do BC, que confirmou uma queda de 0,1% no Produto Interno Bruto (PIB) em 2014.

O Banco Central indicou que há “90% de probabilidade” que a inflação seja superior a 6,5% no final deste ano e estabeleceu como cálculo mais provável uma alta de 7,9%.

O resultado do PIB brasileiro ano passado será anunciado oficialmente amanhã, e a expectativa é que esse número confirme que a economia fechou 2014 em recessão, o que não acontecia desde 2009, quando houve uma retração de 0,33%.

A inflação anualizada em fevereiro foi de 7,7%, a maior em uma década, e, segundo indicadores prévios, o índice pode subir ainda mais em março.

O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, afirmou na terça-feira, em audiência no Senado, que a inflação cairá a partir de abril. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.