BCE dá sinal verde para planos de reabertura da Bolsa de Atenas

  • Por Agencia EFE
  • 28/07/2015 16h40

Atenas, 28 jul (EFE).- O Banco Central Europeu (BCE) deu nesta terça-feira sinal verde aos planos apresentados pela Grécia para a reabertura – com limitações – da Bolsa de Atenas, apesar de não terem decidido o momento em que as negociações, suspensas há um mês, serão retomadas.

Segundo informações da imprensa local, os planos, que o Ministério das Finanças ainda deverá transformar em decreto, permitirão aos investidores estrangeiros fazer transações ilimitadas na Bolsa de Atenas.

Os investidores gregos, por outro lado, não poderão ainda vender ações e as compras estarão submetidas a severas limitações.

Os investidores nacionais terão direito apenas a comprar ações com dinheiro transferido de contas bancárias do exterior ou mediante o pagamento em dinheiro.

Estas restrições e o impedimento de utilizar dinheiro de depósitos bancários para a compra de ações provocaram críticas entre os corretores de Bolsa.

Vários corretores expressaram preocupação de que as restrições possam provocar uma queda violenta no preço das ações.

A Bolsa de Atenas fechou em 29 de junho, mesmo dia em que os bancos gregos, após a recusa do BCE de elevar o teto dos empréstimos através do mecanismo de liquidez de emergência, em resposta a ruptura das negociações entre a Grécia e seus credores.

Os bancos reabriram em 20 de julho, após três semanas fechados, mas funcionam com restrições às transações bancárias e com controle do limite de saques. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.