Boeing negocia compra da Embraer: “potencial combinação de negócios”

  • Por Jovem Pan com Estadão Conteúdo
  • 21/12/2017 17h15 - Atualizado em 21/12/2017 17h25
Divulgação Embraer O E195-E2 é o maior jato comercial do Brasil e foi lançado pela Embraer

A fabricante de aviões americana Boeing realizou reuniões com a brasileira Embraer para discutir a aquisição da empresa, uma medida que fortaleceria o braço da Boeing no mercado de aviação regional e ajudaria a conter um recente movimento similar realizado pela Airbus.

A notícia vinculada pelo The Wall Street Journal, citando fontes próximas à negociação, foi confirmada pela própria Embraer. De acordo com a empresa, as tratativas com a Boeing tem como objetivo potencializar uma combinação de negócios. Porém, as bases ainda estão sendo discutidas.

O jornal norte-americano diz que o acordo envolveria um prêmio relativamente alto para a Embraer, que tem um valor de mercado de aproximadamente US$ 3,7 bilhões. As conversas estão em compasso de espera, à medida que as empresas esperam uma resposta do governo sobre o tema.

A aprovação do governo do Brasil seria necessária, já que o Estado é dono de parte da Embraer, o que daria poder de veto sobre a negociação.

A Embraer é considerada a “joia da coroa” da indústria brasileira, e nada garante que o governo brasileiro vá concordar com a operação; por isso, há uma probabilidade muito grande, maior do que em uma negociação de fusão comum, de que não haverá nenhum tipo de acordo.

Para ajudar a atrair o governo brasileiro, a Boeing está disposta a tomar medidas para proteger a marca da Embraer, sua gestão e empregos, segundo uma das fontes. A Boeing também estaria disposta a estruturar um acordo de uma forma que protegeria os interesses do governo.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.