Brasil suspende importação de maçãs e peras da Argentina por praga

  • Por Agencia EFE
  • 24/03/2015 23h10

Brasília, 24 mar (EFE).- O Brasil suspendeu nesta terça-feira a importação de maçãs, peras e marmelos provenientes da Argentina após detectar uma praga em cargas provenientes do país vizinho, informou hoje o Ministério da Agricultura.

A suspensão será mantida até que o sistema argentino para mitigação de riscos relacionados com a praga Cydia pomonella, conhecida como “traça da maçã”, seja reavaliado, informou o Ministério em comunicado.

“Tomamos todos os cuidados e tivemos todas as precauções necessárias. Mas, na questão de defesa sanitária e controle de pragas e doenças, o Brasil não pode transigir. A tolerância será zero, independentemente do parceiro comercial”, afirmou a ministra de Agricultura, Kátia Abreu, na nota.

De acordo com as autoridades brasileiras, a praga Cydia pomonella foi completamente erradicada do Brasil em 2014, por isso a suspensão das importações de maçãs, peras e marmelos provenientes da Argentina tem como objetivo a proteção e a prevenção da contaminação dos frutos nacionais.

O Ministério detectou no primeiro trimestre de 2015 a presença de insetos vivos Cydia pomonella em 15 cargas de pera e maçã importadas da Argentina.

Esta situação, segundo o Brasil, “indica que os controles fitossanitários privados e oficiais adotados pelo país vizinho não foram eficazes para garantir o fornecimento de produtos livres dessa praga para o Brasil”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.