Comissão Europeia afirma que “a porta está aberta” para negociar com a Grécia

  • Por Agencia EFE
  • 01/07/2015 09h45

Bruxelas, 1 jul (EFE).- O vice-presidente da Comissão Europeia (CE) para o Euro, Valdis Dombrovskis, assegurou nesta quarta-feira que “a porta segue aberta” para continuar com a negociação sobre a difícil situação econômica da Grécia.

“Ainda queremos chegar a um acordo, ajudar a Grécia neste difícil situação. A porta para negociação está aberta”, afirmou Dombrovskis em entrevista coletiva para informar sobre a reunião semanal da CE.

O vice-presidente comunitário disse que “agora estamos em um procedimento diferente”.

“Para o início formal das negociações” sobre um possível novo programa de apoio a Atenas, o vice-presidente assegurou que “é necessária uma decisão do Eurogrupo. Já não estamos no velho programa”.

Os titulares de Economia e Finanças da zona do euro voltarão a realizar hoje um Eurogrupo por teleconferência a pedido de vários ministros.

“Substancialmente estamos em uma situação diferente”, indicou, ao mesmo tempo que lembrou que antes se falava de “ampliar por cinco, seis, nove meses o programa anterior”, enquanto agora “estamos discutindo um pedido de um programa de dois anos em uma situação econômica diferente”.

“Agora é substancialmente pior que no sábado passado”, apontou, em relação à introdução de um controle de capitais na Grécia na segunda-feira.

Com relação ao referendo convocado pelo governo de Alexis Tsipras no próximo domingo, Dombrovskis disse que a pergunta que será feita “não é realmente válida” já que “reflete uma pergunta sobre um programa que expirou”.

“Trata-se de mais um sinal política”, disse, e acrescentou que um “sim” nessa consulta apoiaria uma “cooperação com a Europa para poder buscar soluções”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.