Confiança de indústria brasileira na economia alcança novo mínimo histórico

  • Por Agencia EFE
  • 18/11/2014 13h58

São Paulo, 18 nov (EFE).- O índice de confiança dos industriais brasileiros na economia do país em novembro voltou a alcançar mínimos históricos, informou nesta terça-feira a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O indicador foi ficou em 44,8 pontos este mês, um ponto a menos que o registrado em outubro (45,8), o menor nível desde que começou a ser medido, em 1999.

Para este mês a CNI consultou 2.807 empresas de diversos setores entre os dias 3 e 12 de novembro.

Este é o oitavo mês consecutivo em que o indicador permanece abaixo da marca dos 50 pontos, em uma escala de entre 0 e 100, ou seja, em uma área que reflete a desconfiança dos industriais.

“O índice ficou ainda mais distante da divisa dos 50 pontos, o que mostra que a falta de confiança está cada vez mais disseminada entre os empresários industriais”, ressaltou a CNI.

A falta de confiança voltou a ser generalizada entre todas as empresas, independentemente do tamanho, já que o índice é de 44,6 pontos nas pequenas, 43,7 pontos nas médias e 45,4 pontos nas grandes.

Por setores, a indústria de transformação teve o menor índice de confiança com 44,3 pontos, seguido da extrativa e da construção (45).

Segundo os últimos dados divulgados pelo governo, a produção industrial caiu 0,2% em setembro em comparação a agosto, resultado que pôs fim a dois meses consecutivos de recuperação e que elevou a queda acumulada no ano para 2,9%. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.