Confiscam no Paraguai 2 toneladas de pesticida ilegal que viria para o Brasil

  • Por Agencia EFE
  • 23/04/2014 20h25

Assunção, 23 abr (EFE).- Autoridades paraguaias apreenderam uma carga de duas toneladas de pesticidas proibidos por causa de sua alta toxicidade, oriundos da China e que tinham como destino o Brasil, informou nesta quarta-feira o Serviço Nacional de Qualidade e Saúde Vegetal e de Sementes (Senave).

A direção de Alfândegas confiscou a carga no aeroporto de Assunção. Ela estava distribuída em 100 caixas sem rótulo nem especificação, que segundo as análises continham Benzoato de Emamectina, princípio ativo proibido no Paraguai este mês.

A mercadoria, de origem chinesa, pertence à empresa ER-CAR, segundo o Senave.

Em 8 de abril o responsável pela entidade, Francisco Mereles, anunciou a proibição de pesticidas que contenham Benzoato de Emamectina porque, disse na época, é um produto altamente tóxico que estudos preliminares feitos em outros países indicaram que “produz efeitos neurotóxicos em qualquer ser vivo”.

Mereles afirmou que a apreensão anunciada hoje “confirma as suspeitas da instituição sobre várias irregularidades no comércio de produtos com o mencionado princípio ativo”, o que fez o Senave analisar maneiras de aumentar o controle nos pontos de entrada, nos comércios e no campo.

O governo determinou a proibição depois de milhares de camponeses protestarem no interior do país pela falta de controles governamentais ao uso de agroquímicos nas plantações de soja e outros cultivos em grande escala.

Os grãos são a principal exportação do Paraguai.

Segundo a Federação Nacional Camponesa, no país existem três milhões de hectares de soja transgênica onde são utilizados 60 milhões de litros de agroquímicos por ano.

O Paraguai é o país com a segunda maior concentração de terra no mundo, já que 2,6% dos proprietários controlam 85,5% da superfície agrária, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.