Cotação do Banco Espírito Santo sobe após entrada de novos acionistas

  • Por Agencia EFE
  • 23/07/2014 14h09

Lisboa, 23 jul (EFE).- A cotação do Banco Espírito Santo (BES) disparou nesta quarta-feira com altas superiores inclusive a 13%, depois que a entidade portuguesa anunciou a entrada em seu capital de dois novos acionistas.

O valor da bolsa do BES acumulou uma queda superior a 60% em pouco mais de um mês, mas desde que alcançou seu nível mais baixo, no último dia 15 (a 38 centavos de euro), o preço por título do BES mostra tênues sinais de recuperação e hoje chegou a 47 centavos.

A entidade financeira – a mais importante em ativos de Portugal – se viu afetada nos mercados por fazer parte do Grupo Espírito Santo, um enorme conglomerado empresarial no qual várias companhias às quais concedeu créditos correm o risco de declarar-se em insolvência.

A pedido do Banco Central de Portugal, a família Espírito Santo foi afastada da gestão do BES com Ricardo Salgado à frente, que deixou o cargo após 22 anos e foi substituído pelo economista Vítor Bento.

A estratégia publicamente defendida pelas autoridades portuguesas – inclusive o governo e o próprio chefe de Estado – passa por diferenciar o Grupo Espírito Santo do BES, onde a família é o maior acionista com 20,1% dos títulos.

A evolução positiva dos títulos do BES na Bolsa de Lisboa aconteceu hoje apesar de ontem uma das sociedades financeiras filiais do Grupo Espírito Santo, a Rioforte, ter solicitado formalmente uma “gestão controlada”, figura jurídica similar à reunião de credores. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.