Decisão por medida mais rigorosa para carne está em estudo, diz comissário da UE

  • Por Estadão Conteúdo
  • 29/03/2017 13h54
BRA106. LAPA (BRASIL), 21/03/2017 - Vista general de la línea de producción de la compañía del grupo cárnico JBS Seara en la ciudad de Lapa, estado de Paraná, Brasil, la cual fue inspeccionada por el ministerio de Agricultura de Brasil, Blairo Maggi, hoy martes 21 de marzo de 2017. Según la policía, varias de las principales cárnicas del país, entre ellas JBS y BRF, con la complicidad de fiscales sanitarios corruptos, "maquillaron" con productos químicos carnes que estaban en mal estado y no cumplían con los requisitos para la exportación.EFE/Joédson Alves Joédson Alves/EFE Operação Carne Fraca - efe

O comissário europeu para Saúde e Segurança Alimentar, Vytenis Andriukaitis, disse nesta quarta-feira (29), que a União Europeia (UE) estuda a adoção de medidas mais rigorosas para a importação de carne brasileira. Essas avaliações dependem de informações que serão fornecidas pelo governo brasileiro ao longo da semana. “A questão não está fechada”, afirmou.

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, que se reuniu na terça com Andriukaitis, informou que, durante o encontro, foram detalhadas as informações sobre as investigações e as medidas já adotadas pelo ministério. Uma nova reunião foi marcada para amanhã, para concluir as explicações.

As informações serão discutidas pelo Conselho de ministros da Agricultura da Europa. O bloco também enviará uma auditoria ao Brasil após a Páscoa. 

Questionado se o Brasil precisará adotar medidas adicionais, o comissário disse que isso é uma decisão que cabe aos países. “O fato é que precisamos de um sistema oficial de controle independente”, relatou. Esse sistema deve ser transparente e contar com um sistema de alerta que permita aos países reagir rapidamente caso ocorram problemas, acrescentou.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.