Desemprego no Brasil cai para 5% em março

  • Por Agencia EFE
  • 17/04/2014 10h04

Rio de Janeiro, 17 abr (EFE).- Brasil registrou uma taxa de desemprego de 5% em março, uma queda de 0,1% em relação a fevereiro e de 0,7% ante o mesmo mês do ano passado, informou nesta quinta-feira Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O nível de ocupação se manteve estável em 53% da população, segundo informou o órgão.

Este foi o melhor resultado para um mês de março desde 2003, ano no qual se começou a realizar a medição de desemprego com a atual metodologia.

A renda média dos trabalhadores se manteve estável em relação a respeito de fevereiro, com média de R$ 2.026,60, o que supera em 3% o índice de março de 2013.

Os dados da pesquisa e referem as seis maiores regiões metropolitanas do país: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife.

O IBGE começou a divulgar uma nova estatística de desemprego, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), o que elevou as taxas de desemprego em mais de um ponto percentual em relação ao atual dado oficial.

Mas, a pedido do Senado, o IBGE decidiu na semana passada interromper a divulgação da nova estatística até o início de 2015, para adaptar o novo estudo a uma lei que entrará em vigor em 2016.

A decisão gerou polêmica e funcionários do IBGE questionaram a medida, afirmando que não era preciso deixar de divulgar os dados da PNAD Contínua. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.