Desemprego no Brasil sobe em janeiro ao maior nível desde setembro de 2013

  • Por Agencia EFE
  • 26/02/2015 11h51

Rio de Janeiro, 26 fev (EFE).- O índice de desemprego em janeiro foi de 5,3% da população economicamente ativa, seu maior nível nos últimos 16 meses, informou nesta quinta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

A taxa de desemprego não era tão elevada desde 5,4% medido em setembro de 2013, segundo as estatísticas do organismo.

O índice saltou um ponto percentual no último mês, na comparação com o de dezembro passado (4,3%), devido à rescisão de parte dos contratos temporários gerados no final do ano para reforçar as vendas na temporada natalina.

O aumento do desemprego nos primeiros meses do ano é recorrente no Brasil pela eliminação desses empregos temporários.

“Em janeiro começou o processo de demissões dos empregados temporários e ao mesmo tempo foi registrado um aumento da busca de empregos por parte de pessoas que tinham desistido no final do ano passado”, explicou a economista Adriana Beringuy, coordenadora do relatório de desemprego do IBGE.

Na comparação com janeiro do ano passado (4,8%), a taxa saltou 0,5 ponto percentual devido às dificuldades no mercado de trabalho provocadas pela desaceleração da economia.

O país vinha reduzindo os índices de desemprego para mínimos históricos apesar da crise internacional e do baixo crescimento da economia nacional nos últimos anos, que em 2014 ficou abaixo de 0,20% segundo as últimas projeções.

Mas o mercado de trabalho começa a perder vigor devido à forte desaceleração e a que para este ano os analistas do mercado financeiro preveem uma contração econômica de 0,5%.

No meio dessas dificuldades, a taxa média de desemprego caiu de 5,4% em 2013 para 4,8% no ano passado, o menor nível desde 2002, quando o indicador começou a ser medido com critérios mais rigorosos.

De acordo com o IBGE, o número de desempregados em janeiro nas seis maiores regiões metropolitanas do país, nas quais se mede o índice nacional, ficou em 1,3 milhão, com um crescimento de 22,5% em relação a dezembro.

De dezembro a janeiro cerca de 237 mil pessoas se somaram à massa de desempregados.

O número de desempregados subiu 10,7% na comparação com janeiro do ano passado.

As pessoas ocupadas nessas mesmas seis regiões metropolitanas, por sua vez, foi estimada em 23 milhões de pessoas em janeiro, um número estável em relação ao mesmo mês de 2014 mas 0,9% superior ao medido em dezembro.

Em um mês 220 mil brasileiros perderam seus empregos.

A renda média mensal do trabalhador brasileiro em janeiro era de R$ 2.168, com um crescimento de 1,7% na comparação com o mesmo mês do ano passado e de 0,4% frente a de dezembro.

O índice oficial de desemprego no Brasil mede o número de pessoas que procura trabalho nas cidades de Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre, não levando em conta os já absorvidos pelo setor informal e os que desistiram de procurar emprego. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.