Dow Jones fecha em baixa de 0,16%

  • Por Agencia EFE
  • 02/07/2015 19h45

Nova York, 2 jul (EFE).- O Dow Jones Industrial, principal índice de Wall Street, fechou nesta quinta-feira em baixa de 0,16% em um pregão irregular devido à indefinição sobre a crise na Grécia.

O indicador, que reúne as ações de 30 das principais companhias com cotação nos Estados Unidos, perdeu 27,80 pontos, para 17.730,11. Já o seletivo S&P 500 caiu 0,03%, para 2.076,78, e o índice composto da Nasdaq recuou 0,08% e fechou aos 5.009,21.

A principal alta do dia no Dow Jones foi dos títulos da Intel, que subiram 1,24%, seguida pelas de Exxon Mobil (0,93%) e Visa (0,57%). As quedas mais acentuadas foram dos papéis de Dupont (-2,34%), United Health (-1,27%) e United Technologies (-1,14%).

O pregão começou em alta, mas duas horas depois a tendência se inverteu e o índice passou a operar em baixa. Embora no final o Dow tenha começado a se recuperar, não foi o suficiente para terminar o dia com saldo positivo.

A alta inicial foi atribuída ao anúncio do Departamento do Trabalho de que a taxa de desemprego nos EUA caiu 2 décimos em junho, para 5,3% (nível mais baixo em sete anos), e de que foram criados 223 mil novos empregos.

Mas depois se impôs entre os investidores a confusão pela falta de um desfecho claro sobre a crise na Grécia por causa do referendo do próximo domingo. Pouco antes do fechamento em Wall Street, foram divulgadas declarações do primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, mostrando-se confiante de que seu governo chegará a um acordo com os credores na próxima terça-feira, independente do resultado da consulta popular.

Em entrevista na televisão, Tsipras disse que se os gregos votarem “não” sobre a proposta dos credores internacionais para a quitação das dívidas do país, haverá possibilidade de que a Grécia obtenha um melhor acordo para refinanciá-las, uma esperança que Wall Street vê com descrédito.

Com uma semana reduzida em função de amanhã ser feriado antecipado pelo Dia da Independência (celebrado em 4 de julho), o saldo semanal para os três indicadores mais importantes é negativo. No caso do Dow Jones, houve queda acumulada de mais de 200 pontos, o recuo mais baixo desde março do ano passado.

Em outros mercados, o preço do ouro caiu para US$ 1.165,80 a onça, e a rentabilidade da dívida pública a dez anos recuou para 2,3895%. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.