Economia chinesa cresce 7,5% no segundo trimestre

  • Por Agencia EFE
  • 16/07/2014 01h43

Pequim, 16 jul (EFE).- A economia chinesa cresceu 7,5% durante o segundo trimestre do ano, um décimo a mais que nos três primeiros meses do ano, informou nesta quarta-feira o Escritório Nacional de Estatísticas do país (NBS, sigla em inglês).

Durante o segundo trimestre, a China “adotou medidas para estabilizar o crescimento do país”, assegurou o porta-voz da NBS, Sheng Laiyun, em um momento em que a potência se encontra em fase de desaceleração econômica.

A taxa de crescimento do segundo trimestre do ano coincide com a meta mínima estabelecida por Pequim para 2014, mas segue abaixo da taxa média de crescimento registrada em 2013, que foi de 7,7%.

Segundo Sheng, durante o primeiro semestre do ano “a economia se estabilizou devido às medidas do Executivo chinês, que promoveu as reformas e reforçou a reestruturação econômica”.

O Escritório de Estatísticas publicou hoje também a evolução da produção industrial, que cresceu 8,8% durante os seis primeiros meses do ano, um décimo a mais em comparação com o primeiro trimestre.

As vendas no varejo, indicador que avalia a demanda interna do país, cresceram 12,1% em estimativa anual, também um décimo acima do registrado entre janeiro e março.

A China começou o ano de 2014 com uma sequência de indicadores econômicos em baixa e terminou o primeiro trimestre com um crescimento de 7,4%, o mais baixo em um ano e meio, um período no qual as autoridades enfatizaram outros aspectos como o bom comportamento da inflação – que se manteve estável no último ano – e a contínua criação de emprego.

A possibilidade de um plano de estímulo em massa, como o realizado para amenizar os efeitos da crise financeira internacional em 2008, foi descartada e em abril a China iniciou medidas para facilitar o crédito para as pequenas e médias empresas e reduziu a carga tributária para as companhias exportadoras com o objetivo de estimular a atividade econômica.

A segunda maior economia mundial, que chegou a crescer com taxas de dois dígitos, está realizando reformas pró-mercado para conseguir que seu modelo econômico dependa menos de sua competitividade no exterior e mais do seu consumo interno.

Essas mudanças, mesmo que implementadas de forma paulatina, resultaram nas taxas mais baixas de crescimento em décadas na China. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.