Em NY, Levy defende ajustes e diz que economia está no caminho certo

  • Por Agencia EFE
  • 20/04/2015 15h32

Nova York, 20 abr (EFE).- O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, defendeu nesta segunda-feira em Nova York a importância dos ajustes econômicos e disse que o país está em um bom caminho.

Levy destacou o apoio que as medidas encontraram no Congresso e assegurou que “as pessoas entendem que isto é essencial para pôr o Brasil em um novo caminho de crescimento”.

O ministro expressou confiança de que o país conseguirá seu objetivo de atingir um superávit primário do 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB).

Levy, que participou de um fórum econômico organizado pela Bloomberg, considerou positivo que estas políticas sejam objeto de um debate profundo para que o produto final seja “realmente sólido”, e minimizou a importância dos protestos nas ruas.

Segundo Levy, as manifestações simplesmente demonstram a liberdade de expressão que existe no Brasil, algo que considerou “muito saudável”.

“O que o povo quer de verdade é um bom governo, não necessariamente mais despesas”, opinou.

Além disso, o ministro defendeu a necessidade de perseverar no caminho decidido pelo governo e destacou o apoio dos empresários às reformas que estão sendo feitas.

Em relação à inflação, que segundo as últimas expectativas ficará claramente acima do teto limite de 6,5%, Levy defendeu a manutenção da “vigilância” para conter a alta dos preços, que, segundo disse, está prejudicando classes mais pobres e empresas.

O ministro se referiu ainda às consequências da operação Lava-Jato, e reconheceu que podem afetar a confiança dos investidores. No entanto, mostrou-se convencido de que os problemas serão superados.

Levy afirmou ainda que a apresentação dos resultados auditados de 2014 da Petrobras, que está prevista para esta semana, representará “outro passo na reconstrução da Petrobras”.

Levy ressaltou também que as pessoas que cometeram irregularidades foram presas e que está sendo realizada uma profunda mudança na forma como a empresa é administrada. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.