Escritório do Papai Noel evita quebra ao pagar dívida de última hora

  • Por Agencia EFE
  • 28/08/2015 11h58

Helsinque, 28 ago (EFE).- A companhia finlandesa Dianordia, proprietária do escritório do Papai Noel em Rovaniemi (Lapônia), evitou a quebra no último instante ao abonar uma dívida de 206 mil euros que tinha com a Fazenda, no último dia de prazo dado pela autoridade tributária, informam nesta sexta-feira meios de comunicação locais.

A Dianordia se salvou da quebra graças à injeção de capital do grupo turístico finlandês Lapland Safaris, que adquiriu uma participação majoritária da empresa administrada pela aldeia do Papai Noel, uma das maiores atrações turísticas da Finlândia com mais de 300 mil visitantes ao ano.

“Com esta aquisição queremos assegurar que a história do Natal e do Papai Noel continue, evolua e se mantenha viva no futuro na aldeia de Papai Noel”, disse em comunicado Jyrki Niva, responsável pela Lapland Safaris.

Este grupo turístico, o maior dos países nórdicos com 150 mil clientes anualmente, se dedica desde 1982 a organizar todos os tipo de atividades de lazer e aventuras na Lapônia, desde passeios em trenó puxado por cachorros ou em moto de neve até excursões para observar as auroras boreais.

“Queremos utilizar nossa capacidade na criação de experiências para desenvolver o escritório do Papai Noel e transformá-lo em uma atração ainda mais mágica”, acrescentou Niva.

O escritório do Papai Noel foi fundado em 1992 nos arredores de Rovaniemi, capital da Lapônia finlandesa, junto à linha do círculo polar ártico.

Desde então mantém abertas suas portas todos os dias do ano de forma gratuita para permitir que crianças e adultos de todo o mundo conheçam em pessoa o entranhável personagem natalino.

Com um faturamento anual de 1,8 milhão de euros, Dianordia começou a sofrer problemas financeiros por causa da crise econômica na Europa, de onde provém a maior parte dos turistas que visitam a Lapônia finlandesa.

Como ocorreu com muitas outras empresas filandesas, sua situação piorou quando a crise se estendeu à vizinha Rússia, atingida pelo desabamento do preço do petróleo e pelas sanções da União Europeia e dos Estados Unidos por seu papel no conflito da Ucrânia.

A queda do número de turistas provocou que a Dianordia chegasse a acumular uma dívida com a Fazenda finlandesa de 206 mil euros, até que na semana passada um julgamento ameaçou liquidar a empresa se esta não abonasse essa quantidade no prazo de sete dias.

A quatro meses do Natal, a aquisição da empresa por parte da Lapland Safaris evitará que os turistas que viajem a Rovaniemi encontrem as portas do escritório de Papai Noel fechadas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.