Especialista analisa o aumento do preço da energia elétrica em São Paulo

  • Por Jovem Pan
  • 05/07/2014 13h47

Os consumidores da Grande São Paulo estão pagando mais caro pela energia elétrica desde a sexta-feira (04). O motivo é a falta de chuva a necessidade de se utilizar a geração térmica, o que tem um custo maior. Para entender o impacto disso para o consumidor, o repórter JOVEM PAN entrevistou o presidente da  Anace (Associação Nacional dos Consumidores de Energia), Carlos Faria.

Ele explicou que o reajuste já estava previsto nos contratos de concessão. O grande problema, segundo ele, é que não durará nem dois anos o preço mais baixo da energia elétrica anunciado pelo governo federal.  “Além desse aumento que os consumidores estão recebendo agora, o setor acumula R$ 45 milhões, no mínimo, de empréstimos feitos no ano de 2013 e 2014 que ainda terão que ser pagos pelo consumidor”, explicou.

Questionado sobre o fato de o governo ter reduzido o valor da energia e, agora, ter voltado atrás. Para ele, a medida tomada “foi feita ignorando uma série de coisas”. “Isso hoje está saindo caro, porque existem ainda R$ 45 milhões represados que serão pagos pelos consumidores”, disse.

Ouça a entrevista completa no áudio.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.