Especialista desconfia das promessas de Mantega sobre política fiscal

  • Por Jovem Pan
  • 24/04/2014 10h53

O Ministro da Fazenda aposta que a inflação de 2014 ficará abaixo de 6,5% e estimula as desconfianças do mercado. Guido Mantega descartou o estouro do teto da meta durante evento na Confederação Nacional da Indústria.

O ministro garante que dentro de dois meses, o Relatório Focus do Banco Central terá expectativas mais benignas. Mantega, entretanto, não se arriscou a prometer IPCA pelo próximo do centro da meta de 4,5% neste ano.

*Ouça os detalhes no áudio

Apesar das promessas do ministro, os industriais continuam pisando em ovos, conforme pesquisa da própria CNI, divulgada ontem. O gerente de política econômica da entidade máxima da indútria brasileira, Flávio Castelo Branco, aponta as razões do desânimo no setor.

O economista Clodoir Vieira também desconfia das promessas do Ministro da Fazenda do governo Dilma e não descarta o estouro da meta. Ele prevê que 2 mil e 14 será mais um ano de inflação robusta até porque algumas commodities estão muito caras no exterior.

E nesta quinta-feira, a Bolsa despencou 0,78% e o dólar fechou com desvalorização de 0,7%, cotado a R$ 2,22. O analista Sidney Nehme atribui essa correria ao fim do impacto causado pelas pesquisas eleitorais desfavoráveis ao governo Dilma.

Sidney Nehme acrescentou que a entrada do capital especulativo evitou um rombo no fluxo de entrada e saída de dólares no Brasil. O analista enfatiza que sem esse dinheiro, o estouro da conta seria maior, a cotação do dólar dispararia, levando para o alto a inflação.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.