EUA fazem recall 2,1 milhões de veículos por falhas no airbag

  • Por Agencia EFE
  • 31/01/2015 17h29

Washington, 31 jan (EFE).- As autoridades dos EUA ordenaram neste sábado o recall de 2,1 milhões de carros de Toyota, Honda e Chrysler (agora FCA US) para resolver problemas com os airbags, que em alguns casos poderiam ser liberados sem motivo.

Entre os modelos afetados pela decisão estão Acura MDX, Dodge Viper, Jipe Grand Cherokee, Honda Odyssey, Pontiac Vibe, Toyota Corolla, Toyota Matrix e Toyota Avalon, informou a Agência Nacional de Segurança em Estradas (NHTSA, em inglês).

Esses modelos, fabricados entre 2002 e 2004, apresentaram erros em um dos componentes fornecidos pela americana TRW Automotive Holdings Corp.; enquanto outros faziam parte de uma revisão prévia como parte de uma pesquisa dos comercializados pela japonesa Takata, mas que não tinham sido montados de maneira definitiva.

“Este é um assunto infeliz e complicado para os consumidores, que podem ter que retornar à concessionária mais de uma vez. Mas é uma questão urgente de segurança”, afirmou Mark Rosekind, diretor da NHTSA, em comunicado.

A solução aplicada nas revisões prévias tinha sido efetiva em um 85% dos casos, mas as autoridades ainda identificaram erros no restante dos sensores, o que fazia com que abrissem inesperadamente.

Estão envolvidas no caso 750 mil unidades de Jipe Liberty 2002-2003 e Jipe Grand Cherokees 2003-2004; 370 mil Honda Odyssey e Acura MDX de 2003-2004 e cerca de um milhão de Pontiac Vibe, Dodge Viper, Toyota Corolla, Toyota Matrix, e Toyota Avalon de 2003-2004.

A marca japonesa Takata, uma das principais fornecedoras de airbag no setor automotivo, admitiu que sistemas produzidos em uma de suas fábricas no México têm um defeito no inflador que, sob certas condições de umidade, pode provocar seu mal funcionamento.

A Chrysler mudou de nome para FCA US após a criação, em outubro do ano passado, da Fiat Chrysler Automobile (FCA) devido à aquisição da fabricante americana pela Fiat. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.