EUA restringem entrada de viajantes de países com ebola em cinco aeroportos

  • Por Agencia EFE
  • 21/10/2014 16h17

(Corrige título)

Washington, 21 out (EFE).- O governo dos Estados Unidos anunciou nesta terça-feira que todos os passageiros que chegarem ao país de avião e cuja viagem tenha sido originada na Libéria, Serra Leoa ou Guiné poderão ingressar somente pelos cinco aeroportos com controles especiais para a detecção do vírus do ebola.

O Departamento de Segurança Nacional (DHS, sigla em inglês) informou sobre a restrição em comunicado. A medida entrará em vigor a partir desta quarta-feira. O objetivo é “impedir a propagação” do ebola nos EUA.

O secretário de Segurança Nacional, Jeh Johnson, lembrou no comunicado que nos aeroportos JFK de Nova York, Newark de Nova Jersey, Washington Dulles, Chicago e Atlanta foram adotadas medidas de segurança que incluem medir a temperatura dos passageiros procedentes da África Ocidental.

Cerca de 94% dos viajantes que voam aos EUA procedentes da Libéria, Serra Leoa e Guiné chegam ao país por esses cinco aeroportos, de acordo com o DHS. Atualmente não há voos diretos entre esses três países e os Estados Unidos.

“Estamos trabalhando com as companhias aéreas para aplicar estas restrições”, de modo que as viagens dos passageiros afetados sejam alteradas o mínimo possível, declarou Johnson.

Os viajantes afetados deverão entrar em contato com as companhias aéreas “para uma mudança de reserva, caso seja necessário”, acrescentou.

Além disso, o secretário sustentou que o DHS está “avaliando continuamente” se são necessários controles ou restrições “adicionais” para “proteger o povo americano”.

O presidente Barack Obama se mostrou reticente sobre proibir os voos procedentes dos países afetados pelo ebola na África Ocidental, como reivindicam legisladores republicanos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.