Fed vê possibilidade de elevar juros em junho como “improvável”

  • Por Agencia EFE
  • 20/05/2015 17h43

Washington, 20 mai (EFE).- O Federal Reserve (Fed) vê como “improvável” a possibilidade de elevar os juros nos Estados Unidos em junho, segundo a ata da reunião de abril do Comitê de Mercado Aberto da instituição, divulgada nesta quarta-feira.

Segundo o documento, que mostra o que foi discutido por este comitê do banco central americano nos dias 29 e 30 de abril, “poucos” de seus membros consideraram que os dados macroeconômicos do país permitiriam a elevação nos juros básicos, que estão próximos de zero desde dezembro de 2008.

“A maioria dos membros considera que é pouco provável que os dados disponíveis em junho fornecerão informações suficientes para confirmar que há condições (para aumentar os juros)”, diz a ata.

Há alguns meses, o Fed cogitava elevar em cerca de 0,25% os juros se não houver piora da taxa de desemprego, atualmente em 5,4%, e se a inflação se mantiver em torno de 2%.

A próxima reunião do Comitê de Mercado Aberto será realizada nos dias 16 e 17 de junho, mas o mercado já dá como certo que o banco central americano não vai começar a alta progressiva dos juros nesse encontro.

Na reunião de abril, os analistas do Fed disseram que, após os frustrantes resultados de crescimento econômico no primeiro trimestre, o segundo trimestre mostraria novamente um sólido ritmo de recuperação na maior economia mundial. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.