Federação Agrária Argentina convoca semana de protesto contra governo

  • Por Agencia EFE
  • 29/07/2015 20h57

Buenos Aires, 29 jul (EFE).- A Federação Agrária Argentina, que agrupa pequenos e médios agricultores do país, anunciou nesta quarta-feira que realizará, entre os dias 12 e 19 de agosto, uma semana nacional de protesto contra as políticas que o governo de Cristina Kirchner aplica ao setor.

“O modelo agropecuário e os problemas estruturais persistem”, afirmou em comunicado a organização, uma das quatro entidades rurais da Argentina que em 2008 protagonizaram uma dura disputa com o governo, que incluiu greves comerciais e cortes de estradas, pelos impostos sobre as exportações de grãos.

Como parte da semana de protestos, a Federação Agrária anunciou que fará uma série de mobilizações em diferentes pontos do país.

A organização reivindicou ao governo “uma série de medidas para alcançar uma mudança estrutural do modelo produtivo e o processo de concentração no qual companhias exportadoras, grupos investidores e grandes empresas agropecuárias monopolizaram recursos e concentraram as cadeias produtivas e de comercialização”.

O grupo reivindicou, entre outras medidas, assistência imediata para pequenos e médios produtores de economias regionais, estabelecimento de preços mínimos para os produtos e a criação de um sistema de comercialização que “termine com a distorção de preços”.

Por sua parte, as outras três entidades agrárias da Argentina – Sociedade Rural, Confederações Rurais e Confederação Intercooperativa Agropecuária – também exigiram hoje do governo uma série de medidas, mas anunciaram que não farão protestos até a realização das primárias de 9 de agosto, nas quais serão definidos os candidatos presidenciais para o pleito de outubro.

As três entidades reivindicaram em entrevista coletiva que o governo de Cristina Kirchner diminua as taxas sobre as exportações de grãos e outros impostos e inicie um plano contra a inflação.

Por sua vez, o ministro da Agricultura argentino, Carlos Casamiquela, assegurou em comunicado que “há um país em crescimento, inclusivo e um setor agropecuário de pé”.

“As conquistas e avanços experimentados pelo setor agroalimentar e agroindustrial nos últimos 12 anos são a plataforma de um futuro de maior crescimento e desenvolvimento, onde as políticas concretas de promoção às cadeias produtivas permitiram crescer substancialmente sua produção e produtividade”, afirmou. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.