Fitch mantém nota da dívida do Uruguai em “BBB-“, com perspectiva estável

  • Por Agencia EFE
  • 27/08/2015 20h59

Montevidéu, 27 ago (EFE).- A agência de classificação de riscos Fitch confirmou nesta quinta-feira a nota de crédito do Uruguai em “BBB-“, o que significa um nível intermediário dentro do grau seguro para os investidores, e manteve a perspectiva em estável.

Em comunicado publicado em seu site oficial, a Fitch explicou que a dívida do Uruguai está apoiada em amortecedores externos, baixos riscos financeiros, um perfil estrutural forte em relação à qualidade institucional e uma estabilidade social respaldada por altos indicadores de receita e de desenvolvimento humano.

Segundo a Fitch, esses fatores compensa uma alta inflação na comparação com outros países com a mesma classificação, uma relativa elevada dívida pública e um perfil de despesas rígido que limitam o alcance das políticas anticíclicas.

A agência indica que a economia uruguaia resistiu ao contexto externo menos favorável apesar da alta dependência agrícola. Além disso, apontou que a taxa de câmbio foi uma primeira linha de defesa importante para o país.

“O peso se depreciou 15% desde o início de 2015, o que reflete uma gestão prudente dos riscos monetários nos setores público e privado em um contexto de alta dolarização financeira”, explica a agência no comunicado.

A Fitch espera que o crescimento da economia uruguaia desacelere de 3,5% em 2014 para 2,5% no próximo ano, com nova queda em 2016, para 2,3%. Para a agência, isso “reflete um contexto regional difícil, frágeis preços de exportação de produtos básicos e uma ausência de novos investimentos no curto prazo”.

“O planejamento de um orçamento para cinco anos e ter uma lei que limita o aumento anual da dívida pública não demonstraram ser suficientemente vinculativos para evitar um aumento do déficit fiscal nos últimos anos”, indicou a Fitch. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.