FMI acredita poder acelerar e aprofundar trabalho de recuperação com Grécia

  • Por Agencia EFE
  • 18/04/2015 16h32

Washington, 18 abr (EFE).- A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, disse neste sábado que confia em poder “acelerar e aprofundar” o trabalho das instituições internacionais com a Grécia para chegar a um acordo sobre o programa de resgate financeiro ao país.

“O que verdadeiramente espero, e as reuniões que tivemos com o ministro das Finanças (Yanis) Varoufakis foram produtivas nesse sentido, não é só para acelerar, mas também para aprofundar o trabalho”, disse Lagarde na entrevista coletiva de fechamento da reunião de primavera do FMI e do Banco Mundial.

“Esta não é uma questão de chegar rápido à meta, é uma questão de fazer todo o trabalho que é preciso fazer”, enfatizou.

Tanto Lagarde como o primeiro subdiretor-gerente do Fundo, David Lipton, se reuniram esta semana com Varoufakis durante sua visita a Washington e conversaram sobre as negociações entre Grécia e seus credores internacionais, que incluem a Comissão Europeia (CE), o Banco Central Europeu (BCE) e o FMI.

O “Grupo de Bruxelas”, formado por representantes das instituições e do executivo grego, tem como objetivo chegar o mais rápido possível um princípio de acordo que permita ao Eurogrupo se pronunciar sobre o financiamento do país no próximo dia 24 em Riga.

Lagarde disse que Varoufakis não comunicou “nada diferente do que já sabíamos”.

“Minha esperança é que realmente possamos nos movimentar, fazer avanços, ser tão positivos e produtivos como pudermos com as autoridades gregas para o benefício do povo grego”, acrescentou.

Pouco antes, em outra entrevista coletiva, o presidente do BCE, Mario Draghi, advertiu que é necessário “muito mais trabalho” de forma “urgente” para chegar a um acordo sobre o programa de resgate.

“A resposta está nas mãos do governo grego. Houve alguns elementos positivos, como a construção de um marco de discussão”, sustentou Draghi.

As tensões entre Grécia e seus credores internacionais aumentaram nos últimos dias, devido ao cruzamento de declarações entre Bruxelas e Atenas sobre as negociações em andamento que incluem uma lista detalhada de reformas como condição para receber uma nova parcela de financiamento do resgate internacional. EFE

llb/cd

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.