Foco da Fazenda é o combate ao aumento da dívida pública, diz ministro

  • Por Jovem Pan
  • 23/05/2016 16h40
SP - MINISTRO HENRIQUE MEIRELLES/SEMINÁRIO ZONA SUL - POLÍTICA - O Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles discursa durante o seminário "O Brasil que Temos para o Brasil que Queremos", na manhã desta segunda-feira (23), no Teatro Santander, Zona Sul de São Paulo (SP). 23/05/2016 - Foto: LEONARDO BENASSATTO/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO Leonardo Benassatto/Estadão Conteúdo Henrique Meirelles

O combate ao aumento da dívida pública é o ponto principal do anúncio de medidas contra a crise que a equipe econômica deve fazer nesta terça-feira (24). A afirmação é do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, que insistiu que o ajuste deve ser feito com rapidez, mas segurança, e que a situação é grave.

Ele disse que as contas do Governo têm falta de sustentabilidade e que a margem de manobra é baixa por causa dos gastos obrigatórios.

Mesmo assim, o ministro da Fazenda disse que vai centrar fogo no controle de despesas e que o aumento da arrecadação virá como consequência. “O processo começa por um controle rígido das contas públicas. O aumento da arrecadação é algo que tem que vir como consequência do processo”.

O ministro deu as declarações durante fórum promovido pela revista Veja na manhã desta segunda-feira (23) em teatro na Zona Sul de São Paulo.

Henrique Meirelles fez uma sinalização sobre a questão previdenciária, dizendo que é mais importante saber que um benefício será recebido do que quando será recebido. “O importante não é apenas saber quando terá direito ao benefício. É importante que todos tenham a segurança de que o benefício será pago”.

A expectativa do Governo é que os ajustes tragam aumento da arrecadação, que levem à geração de emprego e ao retorno da confiança do investidor.

Durante a palestra, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, não respondeu perguntas e não falou sobre as acusações contra Romero Jucá. O ministro do Planejamento foi flagrado em escutas divulgadas pelo jornal Folha de S. Paulo em que estaria tentando frear a Operação Lava Jato.

*Informações do repórter Tiago Muniz

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.