Governo dos EUA quer regular venda de cigarros eletrônicos

  • Por Agencia EFE
  • 24/04/2014 22h38

Washington, 24 abr (EFE).- O Food and Drugs Administration (FDA), órgão que regula drogas e alimentos nos Estados Unidos, quer regular a venda dos cigarros eletrônicos, cujo uso se popularizou no país nos últimos anos, especialmente entre os adolescentes.

A proposta significa estender a competência do FDA aos produtos relacionados com o tabaco e o hábito de fumar, até agora não regulados, e estará aberta aos comentários do público a partir de amanhã, 25 de abril, por 75 dias, através do site do órgão.

Os produtos em que o FDA está de olho são: cigarros eletrônicos, charutos, o tabaco de cachimbo, os géis de nicotina e os cachimbos de água, entre outros.

Os cigarros eletrônicos operam com uma bateria e produzem vapor que contém uma mistura de sabores que pode conter nicotina. Ao contrário dos cigarros com tabaco, os eletrônicos são vendidos sem regulação.

Se a proposta divulgada hoje pelo FDA se concretizar, esses produtos deverão ser registrados e os fabricantes serão obrigados a informar sua composição.

Além disso, os fabricantes serão proibidos de alegar que os riscos de consumi-los são menores que os do tabaco e de distribuir amostras gratuitas, serão impostos limites de idade aos consumidores, se exigirá que contenham advertências quanto aos riscos à saúde e não poderão ser vendidos em máquinas exceto em lugares onde a entrada de menores de idade é proibida.

“O tabaco continua sendo a principal causa de morte e doenças neste país”, explicou a comissária da FDA Margaret A. Hamburg, ao ressaltar a necessidade de proteger os consumidores como meio de reduzir a carga sobre a saúde pública relacionada ao consumo de tabaco.

O diretor do Centro para Produtos do Tabaco da FDA, Mitch Zeller, indicou que a regulação proposta dará ao organismo mais instrumentos para proteger a saúde publica no mercado do tabaco, que “evolui rapidamente”.

O consumo de cigarros eletrônicos subiu de 50 mil unidades em 2008 para mais de 3,5 milhões em 2012, segundo os números mais recentes da Associação de Cigarros Eletrônicos de Vapor de Tabaco.

Até agora a FDA advertiu que não foram realizados estudos suficientes sobre cigarros eletrônicos e, portanto, os consumidores que os compram não conhecem os riscos potenciais deles. Também não sabem, segundo a FDA, qual é a quantidade de nicotina e de outros compostos químicos potencialmente prejudiciais que são inalados durante o uso dos cigarros eletrônicos.EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.