Governo prevê queda no PIB de 2,4% para 2,8% em 2015

  • Por Jovem Pan
  • 27/10/2015 20h04
Marcos Santos/USP Imagens Marcos Santos/USP Imagens O índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é calculado pelo IBGE para medir a inflação oficial do Brasil

O Governo atualizou sua estimativa de retração da economia brasileira para 2015. A previsão anterior contava com um encolhimento de 2,4% no PIB, agora, a expectativa é de uma retração de 2,8%.

Divulgada pelos ministérios da Fazenda e do Planejamento, a nova projeção para o Produto Interno Bruto mostra a mudança de meta da economia do Governo para este ano.

O texto divulgado pelo Governo no documento “Cenário Fiscal de Outubro de 2015” afirma que “a grade de parâmetros preparada pela Secretaria de Política Econômica (SPE/MF) em outubro de 2015 projeta redução real do PIB de 2,8% este ano. Esta é a grade de parâmetros adotada pelo governo federal na projeção das suas receitas”.

Caso seja confirmada, a previsão do Governo representará a maior contração do PIB desde 1990, quando foi registrada queda de 4,35%. No mês passado, a previsão do Governo era de retração de 2,44%.

No entanto, economistas do mercado financeiro dizem que o PIB deverá ter uma queda ainda maior neste ano, superior a 3%. No último relatório de inflação, divulgado no final de setembro, o Banco Central estimou uma contração de 2,7% para a economia brasileira neste ano.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.