Governo promete cobertura de internet em toda a Colômbia ainda neste ano

  • Por Agencia EFE
  • 01/08/2015 01h56

Bogotá, 31 jul (EFE).- A Colômbia terá até o fim deste ano cobertura de internet em todo o seu território, disse o ministro de Tecnologias da Informação e das Telecomunicações (TIC) do país, David Luna.

“Estamos revolucionando a Colômbia com as TICs, com o uso apropriado da tecnologia e o aproveitamento das ferramentas digitais”, afirmou o ministro em encontro com jornalistas.

Luna explicou que a Colômbia conta atualmente com uma cobertura de internet em 96% do território nacional, e até o fim de 2015 ela chegará a 100%.

“Temos 1.078 municípios (de um total de 1.102) conectados a internet de alta velocidade, registramos 10,1 milhões de conexões de internet de banda larga, e 50% das residências têm internet”, acrescentou.

O ministro disse também que para essa estratégia de massificação da internet foi “fundamental” o programa “Vive Digital”, por meio do qual o governo levou conexões de banda larga por fibra óptica ou satélite até lugares remotos do país.

Este é o caso, por exemplo, da ilha de Malpelo, uma formação rochosa de apenas 1,2 quilômetro quadrado que fica no oceano Pacífico, a 490 quilômetros do litoral colombiano. Lá foi instalado um quiosque desse programa para conectar ao resto do país, via internet por satélite, um pequeno destacamento da Marinha e um guarda de parques florestais, que são os responsáveis por cuidar desse território.

O programa “Vive Digital” conta com mais de 8.000 pontos em todo o país nos quais a população encontra computadores com acesso a internet, impressoras, scanner, telefone e outros serviços tecnológicos. Com eles, busca-se fechar a lacuna tecnológica entre a Colômbia urbana e a rural.

“Está provado que há uma correlação direta entre essa massificação, a geração de emprego e a redução da pobreza. A eliminação das barreiras para gerar acesso à tecnologia é chave neste propósito”, declarou o ministro. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.