Índice de preços ao consumidor nos EUA subiu 0,1% em setembro

  • Por Agencia EFE
  • 22/10/2014 12h57

Washington, 22 out (EFE).- O índice de preços para o consumidor nos Estados Unidos subiu 0,1% em setembro e a inflação acumulada nos últimos 12 meses se manteve em 1,7%, informou nesta quarta-feira o Departamento de Trabalho.

Os maiores aumentos em setembro foram no setor de alimentos (0,3%), enquanto os preços no setor de energia caíram pelo terceiro mês consecutivo, com uma redução de 0,7%.

Os preços do setor de habitação e de atendimento médico aumentaram no mês passado, enquanto as tarifas aéreas e o custo dos veículos usados caíram, segundo os dados do relatório do Departamento de Trabalho.

Os números de setembro mostram que a inflação permanece abaixo dos níveis que o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) considera aceitáveis e saudáveis para a economia.

A inflação baixa permitiu ao Fed manter os juros de referência abaixo de 0,25% desde dezembro de 2008, para estimular os gastos dos consumidores, que equivalem a mais de dois terços da atividade econômica nos Estados Unidos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.