Indústria brasileira só utilizou 71% de sua capacidade em março

  • Por Agencia EFE
  • 23/04/2014 17h24

Brasília, 23 abr (EFE).- A indústria brasileira só utilizou 71% de sua capacidade instalada em março, de acordo com um relatório divulgado nesta quarta-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O dado consta do relatório “Pesquisa Industrial”, segundo o qual os empresários do setor mantêm um alto grau de desconfiança na economia do país, sobretudo pela persistência de elevadas taxas de juros e pelas dificuldades em obter financiamento de longo prazo.

Para a elaboração do relatório, a CNI consultou 1.858 grandes, médias e pequenas empresas, que coincidiram que a situação do setor “não é confortável”.

O estudo apontou que “a deterioração das condições financeiras se acentuou” nos últimos meses, principalmente devido a decisões e medidas ditadas pelas autoridades monetárias.

Entre elas foram citadas o combate à inflação por meio de constantes altas da taxa básica de juros, que está atualmente em 11% e gera crescentes dificuldades para financiar a atividade industrial.

“A atividade industrial permaneceu em baixa durante todo o primeiro trimestre, com pouca utilização de sua capacidade e uma queda no número de funcionários”, detalhou o relatório.

A “desconfiança do setor é resultado da avaliação negativa das atuais condições de negócios e das expectativas pessimistas que existem em relação à economia do país”, continuou.

Sobre o próprio setor, a CNI afirmou que os industriais têm “expectativas moderadamente positivas” e que são “pouco otimistas” em relação a suas possibilidades no mercado externo, já que “apenas aspiram manter suas exportações no mesmo nível nos próximos seis meses”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.